Você já reparou como tudo pode mudar de repente? Como nosso mundo pode virar de cabeça para baixo num piscar de olhos?
Imagine a situação em que José se encontrava; num momento, estava prestes a se casar, noutro, pensava que sua companheira o havia traído. Que situação!
Acredito que cada um já passou por algo assim. Numa hora, tudo estava em paz, cada coisa em seu lugar e, do nada, parece que um terremoto vem e começa a desmoronar todo o nosso mundo. Que terrível! Tudo fora do nosso controle. Parece que, desde o acordar até o deitar, tudo só vai piorando. As notícias boas parecem ficar escassas da noite para o dia. Levantamos e a primeira coisa que nos acontece é bater o dedinho na quina da cama (ah, sim, eu sei que isso já lhe aconteceu!) e, daí para frente, são problemas atrás de problemas.
Mas veja que, literalmente num fechar e abrir de olhos, José já tinha seus problemas muito bem esclarecidos. Não era como ele pensava; Maria nunca o havia traído, mas eles haviam sido escolhidos para uma missão muito especial. E mais: teriam a oportunidade de conviver com o próprio Filho de Deus de maneira muito íntima. Todo o motivo da tristeza agora passa a ser de alegria. O Salvador, o Cristo, viria, e eles teriam o privilégio de serem os primeiros a recebê-lo!
Jesus é o motivo da alegria. Ele é o Deus conosco e também age em nosso favor. Quando os problemas parecem não ter fim, quando tudo parece impossível de se resolver, Ele transforma toda a situação que parecia perdida. Ele muda o choro de tristeza para o choro de alegria, muda nossos problemas – não só porque, em alguns casos, os faz desaparecer, mas também porque os problemas ficam menores, mais leves, com a presença Dele em nossas vidas. Este é o nosso Senhor Jesus, que sempre mudou as coisas e, principalmente, vem mudando corações.
Lembremo-nos sempre de quem é o nosso Senhor e que Ele nos acompanha em todo tempo.
Pb. Lucas Santos