No segundo domingo de fevereiro comemoramos o dia da mulher presbiteriana. Uma data muito importante de celebração e gratidão a Deus pela vida dessas mulheres abnegadas, dedicadas, submissas, virtuosas, cujo seu valor excede ao de finas jóias.
A Igreja Presbiteriana do Brasil reconhece a importância da participação das mulheres no avanço do Reino de Deus. Através dessas servas do Senhor muitos trabalhos têm sido realizados. Um exemplo disso, é a atuação da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF). Um ministério que se reune para orar, para estudar a Palavra de Deus, investem na edificação da igreja, ajudam a obra missionária, dentre tantas outras atividades essenciais para uma igreja saudável.
Na Bíblia encontramos uma mulher assim, dedicada, notável por sua piedade e amor a Deus e ao próximo. Realizava provavelmente um trabalho de costura com mulheres viúvas, que nesse contexto eram esquecidas e passavam por necessidades. Seu nome, Dorcas!
No nono capítulo de Atos podemos conferir que ela adoeceu e veio a falecer. Quando o apóstolo Pedro chega à casa onde ela estava, havia uma grande comoção. As viúvas que por ela eram amparadas, choravam e mostravam as túnicas e vestidos por ela confeccionados.
Através do apóstolo Pedro, instrumento do Senhor, Dorcas foi ressuscitada por Deus. E através desse milagre, muitos creram no Senhor!
Mas, esse é apenas um exemplo de tantas mulheres que encontramos na Bíblia, e que foram grandemente usadas para os propósitos do Senhor! No decorrer da história e nos dias atuais, Deus também tem levantado mulheres notáveis. Não por suas próprias capacidades, mas por serem tementes a Deus, e viverem na dependência d´Ele.
Dorcas provavelmente era uma ótima costureira, uma excelente líder, mas a sua virtude mais importante está relatada no versículo 36: ela é conhecida como discípula de Cristo. E é exatamente isso que é ser uma mulher presbiteriana! É ser discípula de Cristo!
A todas as mulheres presbiterianas, parabéns! Que Deus abençoe grandemente a cada discípula de Cristo! Agradecemos a Deus por cada uma de vocês, por todo empenho, comprometimento, diligência no cuidado do lar, na edificação da igreja, sendo mães, filhas, avós excelentes para a glória de Cristo.
Nossa oração é para que o nosso Deus continue a ampará-las, fortalecendo e encorajando para esse propósito tão lindo de serem mulheres cristãs, mulheres presbiterianas.
Nossa igreja ama vocês!
Rev. Marcos Souza.