Boletim n. 168 - IPVB

Noemi, uma serva do Senhor!

Texto: Rute 1: 1-18

A Palavra de Deus nos conta a história de Noemi. Casada com Elimeleque, tinham dois filhos, e habitavam na terra de Belém, num período de fome e escassez. Elimeleque, um homem que conhecia ao Senhor, decide, nesta época de crise, ir viver entre um povo idólatra. Os tempos estavam realmente difíceis (Jz 21.25), pois naquela época não havia rei em Israel e cada um fazia o que lhe parecia certo.

Após esta decisão, Noemi foi submissa a seu marido, e eles passaram a habitar entre o povo moabita, mas apesar de estar em uma terra diferente, com pessoas muito diferentes e propostas diferentes, com o passar da história, nós podemos concluir que, dentro do coração de Noemi, continuava com ela o Deus que ela havia conhecido e o desejo de agradá-lo.

Moabe era uma nação pagã que surgiu do relacionamento incestuoso entre Ló e sua filha mais velha (Gn 19:36 e 37). Tratava-se de uma nação que era um inimigo antigo de Israel, o qual Deus havia determinado que o seu povo não deveria se relacionar (Dt 23.3-4).

Após algum tempo, a Bíblia diz que Elimeleque morreu e Noemi permaneceu apenas com seus dois filhos, que se casaram com moças moabitas. Orfa se casou com Quiliom e Rute que se casou com Malom. Quando já fazia quase dez anos que estavam morando ali, Malom e Quiliom também morreram. Aparentemente os filhos de Noemi não tiveram filhos com suas mulheres. E para o judeu, ter filhos era um sinal de benção. Dessa forma, Deus não os abençoou enquanto estiveram na terra de Moabe. E, agora, estavam as três viúvas, Noemi e suas noras.

No contexto em questão, quando uma moça se casava, ela convivia mais com a família de seu esposo. Ela deixava seus pais, sua vida antiga e seus costumes para agora seguir seu marido em todos os sentidos. E diante destas duas mulheres, Rute e Orfa, Noemi continuou a ter uma vida piedosa de dedicação ao Senhor.

Rute e Orfa foram influenciadas pelo estilo de vida de Noemi. Elas testemunharam a fé de Noemi, apesar de tudo o que estava acontecendo. Para Noemi, Deus a havia tratado de forma dura, dando a ela uma vida cheia de decepções; sua fé n´Ele, porém, continuava a mesma. Ela continuava a esperar em Deus o suprimento de suas necessidades e seu socorro, e no versículo 6, a Bíblia conta que Noemi soube que o Senhor tinha vindo em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento e decidiu voltar para sua terra.

A situação de Noemi não era confortável, porque no caso de uma viúva jovem, que ainda tivesse seus pais vivos, ela podia voltar para a casa dos pais e se casar novamente. Mas no caso de Noemi (uma viúva de idade mais avançada, cujos pais já tinham morrido), ela dependia de seus filhos para sustentá-la. Ou seja, na visão humana, Noemi estava desamparada. Então no meio do caminho, Noemi pensa naquelas duas moças, extremamente jovens, com a vida toda pela frente e resolve dar a elas a opção, de voltar à casa de seus pais e também de formar uma nova família (versículos 8 e 9).

Diante disso, Orfa se despede e volta para o seu povo. Mas, Rute permanece com sua sogra (Versículos 16 e 17) após fazer uma linda declaração: “O teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus”.

Mas, queremos focalizar em como o testemunho de Noemi fez diferença na vida de suas noras, principalmente na vida de Rute. Noemi estava em um lugar totalmente diferente de seu lugar de origem, com outros costumes, provavelmente com coisas agradáveis aos olhos humanos, mas Noemi não desviou seu olhar do Senhor. Ela estava naquele lugar, mas não pertencia àquele lugar. Deus se lembra de Noemi e restaura a felicidade desta mulher.

Assim como Noemi, neste tempo que esteve em Moabe, nós estamos no mundo, mas não pertencemos ao mundo. E algumas vezes, podemos passar por dificuldades e aflições e pensar que Deus nos esqueceu ou que Ele não se importa, mas a Bíblia nos garante que Deus não se esquece de seus filhos, Ele está sempre trabalhando em nosso favor. Ou, pelo contrário, por estarmos vivendo uma vida muito confortável e tranquila, podemos até nos iludir com as “belezas” deste mundo. Como diz um antigo hino: “passarinhos, belas flores querem me encantar. São vãos terrestres esplendores, não quero aqui ficar”.

Temos em nossas vidas a tendência de nos esquecer de Deus e de nosso verdadeiro objetivo, que é viver uma vida que glorifique ao nosso Deus. Mas não podemos nos esquecer de nossa verdadeira pátria. Que Deus permaneça sempre no centro de nosso olhar e de nosso coração, para que todas as nossas palavras, nossas ações e pensamentos apontem para Deus. E que possamos impactar e influenciar vidas à nossa volta e levá-las ao Senhor, assim como aconteceu com Noemi na vida Rute.

Ana Raquel de Souza Carvalho

SEMANA 27 à 02/08/2025

Avisos Gerais

Reforma do TemploCom a graça de Deus a Reforma do forro foi concluída com êxito! Agradecemos a Deus por tudo que Ele fez por nós e através de nós. Ninguém se machucou, glória a Deus! Tivemos muitos servos envolvidos nessa obra, uma grande união da Igreja, glória a Deus! Deus tem nos abençoado financeiramente, temos cumprido com as responsabilidades, e cremos que continuaremos a ser supridos por Deus! Obrigado, Povo de Deus, por abraçarem essa causa e confiarem em Jesus! Juntos somos mais fortes! 

Dízimos e Ofertas  – Parcelamos a reforma do forro, e as primeiras parcelas já foram pagas! Seguimos agora mês a mês honrando com os pagamentos e glorificando o nome do nosso Deus. Vocês são parte dessa grande obra que Deus está realizando na Família IPVB. Essa melhora necessária no espaço de culto, é fruto da obediência e generosidade da Igreja de Cristo, que compreende a importância de devolver a Casa de Deus os dízimos e ofertas. Continuemos, irmãos, firmes! Tudo que temos vem do Trono do nosso Deus!

Pix (CNPJ) – 02.866.018/0001-04

Artesanato  – Está de volta a suas atividades! Toda quinta-feira, ás 13h30, no salão social da Igreja. E, os preparativos para os 25 anos desse projeto maravilhoso já começou! Quer participar? Procure nossa irmã Sueli, que lidera os trabalhos desse braço da nossa Igreja na comunidade são-joanense.

Jovens  – Vamos ter uma programação especial no próximo mês! Procure nossa irmã Amanda, e ela direcionará você a participar conosco.

Entrega dos alimentos – A Junta Diaconal de nossa Igreja arrecada alimentos para suprir famílias necessitadas de nossa comunidade da fé, e das pessoas carentes que estão à nossa volta. Contribua conosco! Faça parte dessa missão tão bonita que Deus nos convoca a participar.

Aulas de Música – Queridos, estamos tentando uma parceria em nossa Igreja para aulas de Música! E para isso, precisamos saber quem teria interesse. Seriam aulas de canto, violão, teclado, bateria, contrabaixo, entre outros. Se você tem interesse, por favor, entre em contato com o pastor!

EBF – Nossa EBF foi uma bênção! 🙌✨

Nos dias 11 e 12 de julho, realizamos mais uma edição da nossa querida Escola Bíblica de Férias, com o tema “A fantástica fábrica do Fruto do Espírito”. Foram momentos marcados por muita alegria, louvor, histórias bíblicas, oficinas criativas, brincadeiras e lanches deliciosos!

As crianças se divertiram, aprenderam mais sobre o amor de Deus e saíram cheias da Palavra no coração. Louvamos ao Senhor por cada vida envolvida — crianças, pais, voluntários e toda a igreja que orou, apoiou e participou. Que os frutos plantados nesses dias floresçam e permaneçam!

Anúncios e Classificados da Igreja – Agora temos um grupo de ANÚNCIOS E CLASSIFICADOS de nossa Igreja. O grupo pode ser utilizado para: Oferta de Vagas em empresas, doações, locação de Imóveis e outros produtos, anúncio de um produto ou empresa, concursos públicos, anúncio de venda de um imóvel, veículo ou utensílios, solicitação de indicações de profissionais, empresas e produtos, e também divulgação de promoções.
A ideia é que esse espaço ajude a propagar e incentivar o trabalho de nossos irmãos da Família IPVB, bem como de ajudar pessoas a encontrar emprego, ou alguém que precise de uma doação.
Não há problemas que pessoas que não são membros da Igreja participem. Aliás, é uma forma de interação com a sociedade. Contudo, haverá moderação no grupo. Não será permitido venda de produtos ilegais, rifas, ou qualquer outro anúncio que seja incompatível com a fé que professamos. Se você quer participar, clique no link e faça parte conosco! Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp:

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: Clique Aqui!

Whatsapp Igreja – Para falar na secretária da Igreja, clique no link abaixo:

Instagram – Acessem e sigam o instagram da IPVB através do link abaixo:

Facebook – Acessem e sigam a página da IPVB através do link abaixo:

Agenda Mensal

Escola Dominical – 9h

Culto Dominical – 19h30

Artesanato – Todas as quintas-feiras das 13h30 às 16h.

S.A.F. – Toda última terça-feira do mês às 19h30.

Escola Bíblica Dominical

Superintendente: Piti

Secretária:  Yara

Classes de EBD
Primeiros Passos 
(0/2)
Prof: Aléxia e Raquel
 
Firmando os passos 
(3/6)
Profs: Pâmela e Sandra
 
Mais que vencedores kids
(7/9) 
Profs: Priscila e Ana Raquel
 
Mais que vencedores junior 
(10/11)
Profs: Raquel Rios e Aline
 
Território Teen
(12/15)
Profs:  Lucas C. / Lucas T.
 
Palavra viva 
(Adultos)
Profs: Rev. Marcos / Rev. Matheus 

Oficiais IPVB

Pastor

Rev. Marcos Souza

Presbíteros

Pb. Lucas Santos

Pb. Régis

Pb. Wendell

Pb. Wilson

Diáconos

Diác. Diórgenes

Diác. José Adolfo

Diác. José Carlos

Diác. Lucas Tacão

Diác. Roger

Diác. Sérgio

Entrega dos Dízimos

Você pode usar nosso PIX:

CNPJ: 02.866.018/0001-04

Visita / Aconselhamento Pastoral

Se você deseja receber uma visita pastoral, entre em contato conosco.

Rev. Marcos Souza (19) 98244 7472

Assinar boletim por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novos boletins por e-mail.

Junte-se a 13 outros assinantes
plugins premium WordPress