Esperança! Olhar para o futuro com perspectivas melhores do que as do presente. Algo primordial para a caminhada da vida é termos esperança! Nos dois primeiros versículos do Salmo 146, uma linda declaração: Enquanto eu viver, eu louvarei ao Senhor. E um convite para que todos façam o mesmo: Venham e louvemos ao Senhor! Essa postura do salmista é decorrente da esperança viva que há dentro do seu coração “Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus” (v.5).
Naturalmente em nossa história vivemos dias difíceis. E muitas pessoas vivem sem esperança. São muitos os casos de depressão, ansiedade, angustia. Outros, tem sua esperança no dinheiro, em sua capacidade de articular politicamente, no poderio militar, em uma confiança cega nos governantes ou em um sistema de ideias. Mas, somos advertidos a não colocarmos nossa confiança em príncipes nem nos filhos dos homens (v.3), porque neles não há salvação, seu poder é limitado, não podem agir decisivamente, pois estão abaixo do governo de Deus.
Antes, nossa esperança deve estar no Senhor Deus! Ele é transcendente, tem todo poder, fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há. Ele não muda de opinião como os homens, mas mantém para sempre a sua fidelidade (v.6). Mas, ao mesmo tempo que Deus é admiravelmente elevado, Ele também é imanente, ou seja, está presente no meio de sua criação, se preocupa com os fracos, oprimidos, que têm fome, encarcerados, cegos, abatidos, estrangeiros, órfãos e viúvas. Nele nós podemos colocar toda a nossa esperança! Diferentemente dos homens que voltam ao pó, e acabam-se os seus planos, O Senhor reina para sempre, de geração em geração (v.10), e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Coloque sua esperança em Jesus! Ele tem todo poder, está acima de sua criação, e ao mesmo tempo se preocupa com cada um de nós. Nele temos verdadeira salvação: Enquanto eu viver, eu louvarei ao Senhor!
Rev. Marcos Paulo de Souza