Boletim n. 68 – 13/08/2023 – IPVB
Pai é pai.
A tradição de que o segundo domingo de agosto perde para o segundo domingo de maio é uma forte realidade. E, nem dá para competir… Mas, o que assusta é que o dia dos pais tem perdido um pouco a força que já teve no passado.
Pode soar dissonante uma introdução assim, porém uma triste realidade endossa essa afirmativa. Muitos pais tem aberto mão de seu papel no lar e deixado que sua família siga sozinha na construção de suas convicções onde, muitas vezes cada um absorve o que recebe na rua.
Alguns relatos do passado nos traz o fato de que o pai tinha uma conduta muito ríspida demostrando disciplina de maneira muito forte para suas crianças. Inclusive um certo domínio sobre a casa impondo sua vontade sobre sua esposa e isso sem amor algum. Em contra partida, o hoje traz o exato extremo. As crianças têm dominado o espaço sem qualquer limite e os pais têm assistido a isso, tristemente, de modo passivo. Esse desequilíbrio gerado pela ausência do verdadeiro pai, tem criado uma geração fraca.
Frases como ser o melhor amigo do filho tem ecoado por todos os cantos como se o filho precisasse desse melhor amigo no pai. Um mero engano. Claro que não há problemas em ser o melhor amigo de seu filho, mas o que não deve haver é esse lutar por fazer disso o maior propósito do pai. Afinal, os filhos precisam de um pai, uma referência paternal que deixe ensinos profundos em seu coração. De pais que deixem profundas marcas que automaticamente sejam repassadas adiante inclusive quando estes filhos se tornarem pai ou mãe.
Cientes disso, o pai crente precisa se focar em um padrão de conduta. E o que seria mais intenso do que olhar para Deus Pai e observar como Ele é amoroso, próximo, cuidador, disciplinador e ao mesmo tempo, PAI. Ele é amor e disciplina ao mesmo tempo fazendo com que Seus filhos O amem e O respeitem como autoridade. Isso não é de forma alguma uma palavra destrutiva. Não! Pai, sua tarefa não pode ser fácil, pois você não está simplesmente construindo um modo de vida, mas sim de modo responsável construindo um caráter cristão em seus filhos.
Você é pecador e precisa ser moldado pelo Senhor, mas isso não te dá liberdade para se sentir fraco e desanimado para a obra que deve ser feita em seus filhos. Sejam corajosos e constantes na presença do Senhor para que Ele te molde, fortaleça e te coloque em pés construindo valores no caminhar junto com seus filhos.
Pai, seja homem o suficiente para amar, abraçar e mostrar a seus filhos o quanto eles são importantes na tua vida. Lembre-se sempre de que ser homem é ter maturidade suficiente para dizer um não quando preciso for, sem se esquecer de saber falar eu te amo quando o mundo for cruel com seus filhos. Seja modelo para eles ao tratar sua esposa com amor e dedicação, pois exemplos ficam na memória pela vida toda. Seja justo com funcionários ou com seus patrões para que eles à luz do seu proceder veja que a vida requer papéis vez ou outra, difíceis, mas importantes na moldagem do caráter.
Por isso pai, seja o maior exemplo de cristão para seu filho. Isso sim fara total diferença na vida deles. O seu fracasso como crente poderá ser um grande incentivo para que seus filhos também sejam fracassados espiritualmente. E, sobretudo pai, que Deus o abençoe e o capacite nessa tão forte missão. Que nosso Pai abra os ouvido e coração de seus filhos tornando-os sensíveis aos seus preciosos ensinos.
Rev. Luiz Fellipe
Avisos Gerais
Estudo de quinta – Começamos nosso estudo em Oseias. Os irmãos estão convidados a aprofundar nessa mensagem que tem muito a falar ao nosso coração. Separe a quinta as 20h para poder caminhar conosco adquirindo mais conhecimento bíblico.
Agenda Mensal
Escola Dominical – 9h
Culto Dominical – 19h30
Artesanato – Quinta-feira, 13h30
Estudo Bíblico On-line – Quinta-feira, 20h
Encontro UPA – Sábado às 16h, na IPVB.
S.A.F. – Toda última terça-feira do mês.
Escola Bíblica Dominical
Superintendente: Piti
Secretária: Zeza
Classe Cordeirinhos de Jesus – 1 a 6 anos
Professoras: Samara e Maísa
Classe Jóias de Cristo – 7 a 9 anos
Professoras: Fabrícia, Graciele e Raquel.
Classe Bom Pastor – 10 a 15 anos
Professoras: Aline, Stéfane e Lucas
Classe Palavra Viva – Adultos
Professor: Rev. Matheus Orrú / Rev. Luiz Fellipe
Escala Diaconal
06/08/2023 – Manhã José Carlos / Noite José Carlos
13/08/2023 – Manhã Diógenes / Noite Sérgio
20/08/2023 – Manhã Roger / Noite Roger
27/08/2023 – Manhã Diórgenes / Noite Sérgio
Oficiais IPVB
Pastores | Presbíteros | Diáconos |
Rev. Matheus Orrú | Pb. Isaac | Diác. Adiel |
Rev. Luiz Fellipe | Pb. Régis | Diác. Diórgenes |
Pb. Wendell | Diác. João Henrique | |
Pb. Wílson | Diác. José Carlos | |
Diác. Roger | ||
Diác. Sérgio |
Entrega dos Dízimos
Você pode usar nosso PIX:
CNPJ: 02.866.018/0001-04 ou IPB Vila Brasil
Visita / Aconselhamento Pastoral
Se você deseja receber uma visita pastoral, entre em contato conosco.
Rev. Matheus Orrú – (19) 99721-8322
Rev. Luiz Fellipe – (19) 99932-8103
Igreja Presbiteriana da Vila Brasil – IPVB
Rua Manoel Molina Martins, 207 – Vila Brasil
São João da Boa Vista, SP
CEP 13875-040